OUTUBRO | 2023 - Leitura em: 10 min
logo-boll
                                       
HEADER
Olá, parceiros da Böll.

Vocês sabem que desde o lançamento do Atlas do Plástico, em 2020, o tema nunca saiu da nossa pauta. A crise do plástico é muito grave e aprendemos muito desde que nos debruçamos nos fatos e dados sobre os polímeros sintéticos, no linguajar dos cientistas. Então, ficamos animados em saber da novidade dos Jogos Olímpicos de 2024. As Olimpíadas de Paris serão a primeira edição com o banimento total de plásticos descartáveis. Diante disso, fizemos um vídeo sobre essa boa notícia. Assistam aqui!

Ainda sobre este tema, em breve lançaremos, com a Coalizão O Clima é de Mudança, a publicação “Plásticos, resíduos e Eu”. O evento acontecerá em novembro. O livro apresenta informações atualizadas e é voltado para o público jovem. Fiquem ligados em nossas redes e no Insta da Coalizão para saber tudo.  

Seguimos também falando de religião e política em nosso webdossiê Religião, democracia e a extrema direita. Nesta edição da News, apresentamos o artigo da socióloga e professora da UFF Flavia Rios. Flavia reflete sobre  como pensar a democracia após um governo de extrema direita.

No campo da segurança pública, convidamos vocês a assistirem a professora e coordenadora do Núcleo de Pesquisa Urbana (UERJ) Lia Rocha falando sobre como há uma moralidade autoritária também em territórios de favela, que favorece processos de militarização. Lia Rocha destaca também que as dinâmicas e práticas da milícia e do tráfico não podem ser analisadas se não considerarmos o papel do Estado.

Essas são apenas algumas de nossas ações no campo da comunicação em prol da promoção a democracia e sustentabilidade. Espero que vocês gostem desta edição da News e se tiverem sugestões e críticas é só escrever para nós.

Sigam nossas redes sociais para ficar por dentro de mais conteúdos da Böll e dos parceiros.

 

Desejo a todes uma boa leitura!

Víctor Ribeiro - Estagiário de Comunicação




Víctor Ríbeiro

Estagiário de Comunicação
OLIMPÍADAS SEM PLÁSTICO ♻️
Jogos Olímpicos sem plástico de uso único
Até 2040, países e empresas podem, segundo relatório da ONU, reduzir a poluição plástica em 80%. O relatório analisa que a maneira atual de produção, uso e descarte do plástico polui os ecossistemas, e que uma mudança sistêmica para uma economia circular pode gerar ganhos econômicos e ambientais.

Diante deste problema da poluição plástica, a prefeitura de Paris se comprometeu em promover medidas visando o banimento do uso de plásticos descartaveis, inclusive nos Jogos Olímpicos de 2024.

Quer saber mais sobre o problema da poluição plástica, assim como as iniciativas e propostas para diminuir o uso de plásticos?

Assista ao vídeo e acesse o Atlas do Plásticos online e em formato físico de forma gratuita.
Acesse o Atlas do Plástico
IMPERDÍVEL ✅
Lançamento do livro "Plásticos, resíduos e &u"
O plástico está presente em quase tudo que tocamos e utilizamos, especialmente em embalagens de alimentos industrializados. Mas, a gente nem imagina que uma parte desse material também acaba em nosso corpo. Esse é um dos temas abordados pelo livro "Plásticos, Resíduos e Eu", que apresenta dados sobre o quão prejudicial o plástico pode ser para nossas vidas.

O livro será lançado em breve. Para saber mais informações, siga o nosso perfil no Instagram (@bollbrasil) e não fique de fora dessa!
A PAUTA É RELIGIÃO E POLÍTICA 🔝
Como pensar a democracia após um governo de extrema direita?
Leia o artigo “Como pensar a democracia após um governo de extrema direita?” de Flavia Rios, socióloga e professora da UFF, que analisa os desafios no cenário político brasileiro após um governo de extrema direita.

O artigo faz parte do Webdossiê Religião, democracia e extrema direita editado pela Fundação Heinrich Böll e ISER.
Leia na íntegra
NA MIRA DOS ILEGALISMOS 🎯
O papel do Estado no combate à milícia e ao tráfico
A coordenadora do Cidades UERJ - Núcleo de Pesquisa Urbana/UERJ Lia Rocha fala  sobre como há uma moralidade autoritária também em territórios de favela, que favorece processos de militarização. Lia  destaca também que as dinâmicas e práticas da milícia e do tráfico não podem ser analisadas se não considerarmos o papel do Estado.

Este vídeo faz parte de uma série do Seminário "Na mira dos ilegalismos: Uma agenda para o enfrentamento da militarização e da milicialização da cidade", realizado na Defensoria de Estado do Rio de Janeiro pela Rede IIegalismos e a Produção da Cidade.
Assista
#️⃣TBT DA BÖLL
Seminário Geração Cidadã de Dados
Relembramos com carinho o Seminário Geração Cidadã de Dados, que aconteceu em setembro, realizado pelo Datalabe e Casa Fluminense com apoio da Fundação Heinrich Böll. O evento promoveu uma troca de experiências sobre a produção de dados, incidência política e acesso à informação. Também foi lançado o Mapa da Desigualdade 2023.

Para saber mais sobre o tema da geração cidadã de dados assista a fala de Gilberto Vieira do Data_Labe. 
Assista
Tem algo que gostaria que fosse publicado em nossa Newsletter? Dúvidas ou Sugestões? Envie para info@br.boell.org.

Se gostou do conteúdo, compartilhe. Se ainda não é assinante, inscreva-se já!
Heinrich-Böll-Stiftung Brasil
Rua da Glória, 190/701 - Glória
CEP 20.241-180 Rio de Janeiro - RJ
Brasil

info@br.boell.org
https://br.boell.org

Seus dados pessoais são confidenciais e não serão encaminhados a terceiros de acordo com nossa Política de Privacidade disponível aqui e em nosso site.
Se você não deseja mais receber este e-mail, clique aqui para cancelar a inscrição gratuitamente.